Varginha possui três CAPS´s que prosseguem com atendimento na pandemia

Varginha possui três CAPS´s que prosseguem com atendimento na pandemia

24 de junho de 2020 0 Por Redação JVH

Saiba quais são e como conseguir atendimento

O funcionamento dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS’s em Varginha durante o período da pandemia da COVID-19 alterou somente a “permanência dia” dos pacientes, ou seja, houve a redução do número das pessoas atendidas em permanência para evitar aglomeração e contágio pelo coronavírus.

São três CAPS´s – Infanto Juvenil, Álcool e Drogas, e Adulto – que realizam avaliações. Portanto, as pessoas podem procurar qualquer unidade espontaneamente não sendo necessário ter encaminhamento para o acolhimento inicial.

Os três CAPS’s dentro de cada modalidade atendem pessoas com transtorno mental grave e/ou pessoas em uso prejudicial de álcool e outras drogas, e oferecem atendimento especializado em saúde mental com equipe multiprofissional composta por psiquiatras, psicólogos, terapeuta ocupacional, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistente social, farmacêutico, entre outros profissionais de apoio administrativo e de limpeza.

Os três CAPS em Varginha são os seguintes:

CAPS Infanto Juvenil

Rua Santa Margarida, 188 – Bom Pastor

Tel: 3690-2201 / 3690-2236

Público atendido: Menores de idade com transtorno mental grave e/ou em uso prejudicial de álcool e outras drogas.

CAPS Álcool e Drogas

Rua Campanha, 255 – Jardim Andere

Tel: 3690-2770 / 3214-8927

Público atendido: Maiores de 18 anos em uso prejudicial de álcool e drogas.

CAPS Adulto

Rua Aristides Paiva, 20 – Vila Paiva

Tel: 3690-2770 / 3690-2731

Público atendido:Maiores de 18 anos com transtorno mental grave.

Como posso fazer para acessar qualquer um dos CAPS?

Para ter acesso ao CAPS basta que procure o serviço, por demanda espontânea ou ser encaminhado por alguma unidade de saúde.

Quem permanece no CAPS?

Permanecem somente os pacientes diagnosticados com transtorno mental grave e assim que o quadro geral estiver estável a pessoa é encaminhada para dar continuidade ao tratamento em sua unidade básica de saúde.

Terei como manter meu tratamento na unidade de saúde?

Sim. O médico da unidade de saúde poderá manter a medicação se assim for indicado e também conta com o matriciamento especializado em saúde mental com a participação de um representante de cada CAPS e médico psiquiatra.

O que é matriciamento?

São reuniões quando são criados os planos terapêuticos para cada pessoa conforme discussão com os profissionais especializados em saúde mental.

Tenho acesso a atendimento psicológico na atenção básica ou no meu postinho?

Estamos iniciando o serviço de equipe especializada em saúde mental, composta por psiquiatra e psicólogos inicialmente. Funcionam em quatro Policlínicas: Bom Pastor, Barcelona, Santana e Canaã.

Posso procurar direto a equipe especializada em saúde mental?

Deve primeiro procurar o seu PSF ou UBS de origem e passar por avaliação e se o profissional que avaliar achar necessário irá conversar no matriciamento quando será orientada a melhor conduta para cada situação.