Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, promove a live “Varginha e as pandemias

Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, promove a live “Varginha e as pandemias

23 de junho de 2020 0 Por Redação JVH

Live discute Gripe Espanhola e Covid-19 em Varginha

A Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural, promove nesta quarta-feira (24/06), às 14h, a live “Varginha e as pandemias: história de enfrentamentos desde Gripe Espanhola até as ações contra Covid-19”. O assunto será tratado pelo historiador José Roberto Sales e pelo médico e secretário de Saúde de Varginha, Dr. Luiz Carlos Coelho. A iniciativa é da
Biblioteca Pública e Museu Municipal.


A transmissão será feita por meio do Facebook e YouTube da Fundação Cultural de Varginha, além de ser retransmitido pelo Facebook de meios de imprensa.

De acordo com o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, “a temática é
relevante para sabermos o que houve no passado em nossa cidade com a pandemia da gripe espanhola e compreendermos as ações que estão sendo tomadas neste momento devido à covid-19 e delinear nossas atitudes no futuro para que essa doença seja dizimada”.


José Roberto Sales é autor dos livros “A Gripe Espanhola em Varginha (MG) 1918: Memória de uma tragédia” e “A Gripe Espanhola nas estâncias hidrominerais de Cambuquira, Caxambu, Lambari e São Lourenço – MG – 1918-1919”. Sales é especialista em História e Construção Social do Brasil (Unincor, 2006), especialista em Saúde Pública (Escola de Saúde Pública de Minas Gerais, 1996), psicólogo clínico (PUC/MG, 1980), pedagogo (FAFI/Varginha, 1984) e presidente da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências em vários mandatos. A importância do conjunto de sua obra foi reconhecida pela Library of Congress (USA) e National Library of Medicine (USA).


O Dr. Luiz Carlos Coelho é secretário municipal de Saúde desde abril deste ano e atua há 15 anos como médico infectologista da Policlínica Central. Mestre em educação, é graduado em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora, especialista em infectologia da SBI – Sociedade Brasileira de Infectologia, com especializações também em Saúde Pública, Administração Hospitalar, Medicina do Trabalho.