Museu Municipal de Varginha realiza palestras online na 18ª Semana Nacional de Museus

Museu Municipal de Varginha realiza palestras online na 18ª Semana Nacional de Museus

19 de maio de 2020 0 Por Redação JVH
Museu Municipal de Varginha realiza palestras online na 18ª Semana Nacional de Museus
O Museu Municipal de Varginha realizará nesta quarta e quinta-feira (20 e 21/05), às 14h, duas palestras online que integram a programação da 18ª Semana Nacional de Museus, que este ano está discutindo a temática “Museus para a Igualdade: diversidade e inclusão”. Elas serão transmitidas pelo Facebook do Museu (facebook.com/museumunicipaldevarginha) e pelo site da Fundação Cultural (www.varginhacultural.com.br). 

O tema da primeira palestra na quarta-feira (20/05), será “Museus, diversidade e inclusão: análises e perspectivas” e terá como convidados o historiador, Gustavo Uchôas Guimarães, que será o mediador; o produtor cultural, Renato Carneiro; o historiador, Marlon Gouvêa; a museóloga, Pollyanna Lacerda Machado, e o servidor do Museu Municipal, Hian Adler Garcia.

Na quinta-feira (21/05), o tema é “Acesso digital ao museu: um tour virtual por algumas peças do Museu de Varginha”. Participarão da palestra o historiador Gustavo Uchôas Guimarães; o presidente do Codepac e coordenador do Cedoc, Cláudio Henrique Martins, e o servidor do Museu Municipal, Hian Adler Garcia.

De acordo com o diretor do Museu Municipal, Ronei Marangão, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) recomendou que os eventos presenciais planejados para a 18ª Semana Nacional de Museus fossem cancelados devido à pandemia da Covid-19 e sugeriu que as instituições buscassem moldar suas atividades para ambiente virtual. “Por meio da internet, vamos conseguir abranger um público não apenas de Varginha, mas também de outros locais interessados pelo assunto”, destaca Ronei Marangão.

Para o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Lindon Lopes, a cultura tem sido muito importante neste momento de combate ao Coronavírus, pois as pessoas estão ficando mais em casa e precisam de atividades que levem conhecimento e entretenimento. “Além das palestras da Semana Nacional de Museus, estamos também transmitindo os shows do 5ª da Boa Música pela internet e, em breve, também as peças de teatro infantis do projeto Visite o Museu no 1º Domingo do Mês”, relata Lindon Lopes.

As atividades que serão realizadas esta semana marcam ainda a comemoração pelo Dia Internacional dos Museus, celebrada nesta segunda-feira (18/05). A data foi criada em 1977 e é celebrada em todo o mundo com diversas atividades para aproximar o público e divulgar o papel dos museus para a sociedade.