Prefeito Antônio Silva se reúne com profissionais da saúde para traçar metas de enfrentamento do Coronavirus

Prefeito Antônio Silva se reúne com profissionais da saúde para traçar metas de enfrentamento do Coronavirus

27 de fevereiro de 2020 0 Por Redação JVH

Em Varginha a Prefeitura vem acompanhando os casos de suspeita de Coronavirus desde a manhã de quarta-feira, 26, quando integrantes de uma família que havia retornado da região da Lombardia, na Itália, apresentaram sintomas da doença, e foram transferidos para Pouso Alegre.

Nesta quinta-feira, 28, o prefeito Antônio Silva, juntamente com o vice-prefeito Vérdi Melo,  reuniu  com profissionais da  Saúde pública (secretaria de Saúde, Hospital Bom Pastor, UPA e Unidades Básicas) , para discutir ações  a serem tomadas, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde.  

“Tivemos uma situação em Varginha de casos suspeitos da doença, estamos monitorando, dando todo o amparo as família envolvidas, criamos um grupo de trabalho envolvendo o Hospital Bom Pastor, a UPA, a Secretaria de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde, para acompanhar toda esta situação. Estamos preocupados mas ao mesmo tempo, queremos tranquilizar a população de que estamos tomando todas as medidas necessárias para o enfrentamento da doença, em especial as medidas preventivas e para isso esperamos contar com a colaboração de toda a população”, disse o prefeito.

VARGINHA MONITORA CASOS SUSPEITOS DO NOVO CORONAVÍRUS

A Secretaria Municipal de Saúde de Varginha  esclarece que está monitorando os casos suspeitos de Coronavírus de pacientes procedentes da região da Lombardia, na Itália, e ressalta que, tão logo recebeu a notificação, os serviços de saúde foram acionados para condução, esclarecimentos e tomada de medidas.

Seguindo o Protocolo da Secretaria Estadual de Saúde, das pessoas envolvidas, 3 foram encaminhados para o Hospital Samuel Libânio, em Pouso Alegre, que é referência (no momento) para atendimento de casos suspeitos de infecção pelo novo Coronavírus (COVID-2019). Um quarto caso foi atendido no hospital Humanitas de Varginha, onde a pessoa permanece internada sob os cuidados necessários dos profissionais daquela unidade.

Ressaltamos que os familiares destas pessoas que se encontram  internadas estão sendo monitorados e permanecem em isolamento domiciliar, conforme determina os protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde.

Todas as informações sobre a situação podem ser esclarecidas pela Secretaria de Saúde do município e Assessoria de Imprensa de Comunicação da Prefeteitura, evitando informes não oficiais.

Relacionamos abaixo, orientações básicas e importantes para o controle da doença.

Como prevenir o coronavírus?

O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

  • Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
  • Evitar contato próximo com pessoas doentes.
  • Ficar em casa quando estiver doente.
  • Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
  • Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Fonte MS