Prefeitura de Varginha anuncia apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Dia Internacional da Mulher

Prefeitura de Varginha anuncia apresentação da Esquadrilha da Fumaça no Dia Internacional da Mulher

21 de fevereiro de 2020 0 Por Redação JVH

Estiveram na Prefeitura de Varginha, na tarde da última terça-feira, 18, dois pilotos da Força Aérea Brasileira, Ten Reis e Sgto Scatolini para definir detalhes da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, no Aeroporto Major Brigadeiro Trompowsky, dia 8 de março, um domingo, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

De acordo com o secretário municipal de Turismo e Comércio – SETEC, Barry Charles Sobrinho, essa conquista deve-se a uma negociação que começou há dois anos. “Como se trata de um espetáculo muito solicitado existe esse tempo de espera e que agora felizmente, Varginha foi contemplada”. Ele afirma que mais uma vez, Varginha será palco de uma atração para toda a região. Para atender o grande público, a reunião realizada na Prefeitura contou com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN, Guarda Civil Municipal de Varginha e Grupo UNIS.

Também presente na reunião, o diretor do Aeroporto Rogério Evaristo, explicou a estrutura existente no local.

Com muita simpatia, os pilotos da FAB explicaram detalhes da missão precursora que envolverá uma equipe de 22 profissionais, entre pilotos, mecânicos e equipe de divulgação. A apresentação dos sete aviões será às 16h. Haverá uma barraca com produtos oficiais da FAB à venda como bonés, botons, camisetas, chaveiros e relógios.

Barry ressalta que toda a equipe da SETEC já está empenhada para cumprir as normas de segurança e outras solicitações da FAB para que a população de Varginha e da região possam ter mais essa atração de lazer e emoção. “Muitas crianças, adolescentes e jovens sonham em seguir carreira da aeronáutica ou ver de perto essas aeronaves que fazem acrobacias incríveis e os pilotos; e dentro dessa visita a Varginha ainda vamos divulgar mais novidades”, adiantou o secretário de Turismo. O prefeito de Varginha, Antônio Silva, recepcionou os pilotos da FAB. “Temos a honra de recebê-los e garantir que toda logística será montada para que essa seja mais uma grande apresentação da Esquedrilha da Fumaça”, garantiu.

Esquadrilha da Fumança (www.fab.mil.br)
A equipe retornou suas atividades de rotina, manutenção e treinamentos no fim de janeiro e, finalmente, se reencontra com o público a partir da primeira semana de março. Nesta quarta-feira (19), o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), responsável pela agenda de demonstrações, divulgou o primeiro calendário de 2020 do Esquadrão, para os meses de março e abril.

Ao todo, estão previstas 19 demonstrações aéreas nos estados de Minas Gerais, Paraná e no Distrito Federal. Além dessas três localidades, destacam-se as apresentações internacionais, como a participação na maior feira aeronáutica da América Latina, a 40ª Feria Internacional del Aire y del Espacio (FIDAE), em Santiago, no Chile, onde estão planejadas a realização de quatro apresentações. Assunção, a capital do Paraguai, e as cidades argentinas Mendoza, Córdoba e Santiago del Estero também terão a presença da Esquadrilha da Fumaça no mês de abril.

“É missão da Esquadrilha da Fumaça divulgar a Força Aérea Brasileira (FAB) e a presença, portanto, em grandes eventos internacionais, cumpre um importante papel de fortalecer os laços de amizades com os vizinhos, projetando a FAB nessas regiões. É uma excelente oportunidade de trocarmos experiências e aprendermos com as Forças de países amigos”, comenta o Tenente Coronel Marcelo Franklin, no comando do Esquadrão desde o último dezembro.

A abertura da temporada 2020 acontece numa sequência de quatro demonstrações em Minas Gerais, nas cidades de Guarani, Carandaí, Barbacena e Varginha, respectivamente nos dias 5, 6, 7 e 8 de março.